51% dos brasileiros dizem ter mais medo do que confiança na polícia

Uma pesquisa do instituto Datafolha revelou que 51% dos brasileiros acima de 16 anos têm mais medo do que confiança na polícia. O dado supera o percentual de pessoas que disseram mais confiar nas forças de segurança: 46%.

Metodologia da pesquisa

  • Amostra: 2.002 pessoas entrevistadas.
  • Período: 12 e 13 de dezembro de 2024.
  • Abrangência: 113 municípios em todo o país.
  • Margem de erro: dois pontos percentuais para mais ou para menos.
  • Nível de confiança: 95%.

Comparativo com 2019

O resultado atual é semelhante ao registrado em abril de 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), quando 51% afirmaram ter mais medo da polícia, enquanto 47% disseram confiar mais do que temer.

Especialistas comentam

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destacou que o levantamento reflete um problema crônico na relação entre a população e as forças de segurança:

“A população não se sente segura em relação à forma de trabalho da polícia, mas não é de hoje. Há aqui um reconhecimento de que a forma com que elas têm atuado historicamente tem incomodado, porque não é uma forma que vê a segurança e o direito social para todos.”

Implicações

O resultado deve servir como alerta para as autoridades repensarem políticas e estratégias de atuação policial. Especialistas sugerem que é necessário adotar abordagens mais humanas e inclusivas para fortalecer a confiança da população nas forças de segurança.

brasilBurburinho News
Comments (0)
Add Comment