Alunos da rede municipal em Valéria retomam aulas após cinco dias de suspensão

Após uma suspensão de cinco dias, quase três mil alunos da rede municipal de ensino no bairro de Valéria retornam às salas de aula na manhã desta quarta-feira (20). As atividades foram interrompidas na última sexta-feira (15) devido à deflagração da Operação Fauda pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que resultou na morte de um policial federal e ferimentos em dois agentes. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) optou por fechar as seis unidades da rede escolar devido à sensação de insegurança na região.

Na terça-feira (19), havia sido cogitada a retomada das atividades, mas a Smed recuou da decisão devido à persistente vulnerabilidade da segurança pública na área.

Para garantir o retorno das aulas, uma vistoria em todas as escolas foi realizada na terça-feira, com a responsabilidade da Guarda Civil Municipal. A Guarda permanecerá com quatro viaturas e 20 agentes em operação nas proximidades das unidades. As escolas vistoriadas incluem São Francisco de Assis, Batista de Valéria, Nossa Senhora Aparecida, Milton Santos, Afonso Temporal e CMEI João Paulo I.

Além disso, a Prefeitura de Salvador solicitou à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) que as operações policiais evitem áreas próximas às escolas.

O prefeito Bruno Reis, que já havia defendido uma intervenção nacional na cidade, lamentou o clima de tensão em Valéria e afirmou que estava disponibilizando todo o apoio possível para a população, a fim de permitir a reabertura das escolas o mais rápido possível. Postos de saúde também retomaram o funcionamento, e os ônibus voltaram a circular normalmente no bairro.

escolasValéria
Comments (0)
Add Comment