O apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) em várias regiões do Brasil deixou 16% dos consumidores baianos sem energia elétrica, segundo a Neoenergia Coelba.
De acordo com a concessionária, a falha teve origem em uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que comprometeu o fornecimento de energia em diversos estados. O restabelecimento do serviço na Bahia foi feito de forma gradativa, sob autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS).
“Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, os demais consumidores foram restabelecidos, após autorização do ONS”, informou a Neoenergia em nota.
Segundo o ONS, o blecaute teve início às 0h32, após um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga e impactou as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
A falha desligou toda a subestação de 500 kV, interrompendo a interligação entre o Sul e o Sudeste/Centro-Oeste — no momento, o Sul exportava aproximadamente 5 mil MW de energia.
O ONS informou que iniciou imediatamente uma operação conjunta com os agentes do sistema para recompor o fornecimento de energia. Em até 1h30, todas as regiões afetadas, exceto o Sul, tiveram o fornecimento restabelecido. A região Sul foi normalizada por volta das 2h30.
O órgão também anunciou que fará reuniões com os principais agentes do setor elétrico ainda nesta terça (14), e que deve apresentar até sexta-feira (17) o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) sobre o caso.