Cerca de dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas após um ataque russo ao hospital infantil Okhmatdyt, na capital ucraniana, nesta segunda-feira (8). O bombardeio devastou uma das principais instituições de saúde infantil da Ucrânia e da Europa.
De acordo com autoridades ucranianas, mais de 40 mísseis foram disparados pelo governo russo contra várias cidades da Ucrânia, resultando em um total de 20 mortes. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou veementemente o ataque.
“Hospital Infantil Okhmatdyt em Kyiv. Um dos hospitais INFANTIS mais importantes, não só na Ucrânia, mas também na Europa. Okhmatdyt tem salvado e restaurado a saúde de milhares de crianças”, afirmou Zelensky em uma publicação no X (antigo Twitter).
Zelensky também ressaltou a responsabilidade russa no ataque: “A Rússia não pode deixar de saber para onde voam os seus mísseis e deve responder plenamente por todos os seus crimes: contra as pessoas, contra as crianças, contra a humanidade. É muito importante que o mundo não fique calado agora e que todos vejam o que a Rússia está fazendo.”
Equipes de resgate continuam a trabalhar nos escombros do hospital, onde ainda há pessoas aguardando socorro.