Atentado de 11 de setembro, nos EUA, completa 21 anos

Em 2022, os atentados ao World Trade Center, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, completam 21 anos. O episódio foi um marco que iniciou um novo capítulo na história, com repercussões no mundo inteiro que são sentidas ainda. 

Joe Biden vai participar na sessão solene junto ao Memorial do Pentágono no estado de Virgínia, juntamente com o secretário da Defesa e do chefe de Estado-Maior.

Em Nova Iorque, serão lidos os nomes de todas as vítimas. O dia na cidade será também marcado por momentos de silêncio e outras homenagens.

O 11 de setembro de 2001 foi o ataque terrorista que provocou mais mortes em solo norte-americano.

“O mundo de hoje tem diferenças importantes com o mundo de então. Mas você pode fazer uma linha do tempo que começa em 11 de setembro de 2001 e termina no 6 de janeiro de 2021, com a invasão do Capitólio. O 11 de Setembro aprofundou, de certa forma, alguma posição mais xenofóbica em parcela da população norte-americana, com nacionalistas e extremistas. Não é uma ligação direta ou muito óbvia, mas é possível que os atentados tenham criado um caldo social que deu condições para o que vemos hoje”, avaliou o professor de relações internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Carlos Poggio, em entrevista a O TEMPO em 2021. 

As marcas do atentado são anteriores ao ataque. “Antes, houve um esforço concentrado, articulado e liderado politicamente pelos EUA, que enfraqueceu a capacidade de ação de grupos terroristas. Mas, com esses últimos acontecimentos, aumenta-se significativamente a capacidade de ação desses grupos”, reflete, mencionando o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão, detalhou o professor de política internacional, estratégia, defesa e inteligência da PUC Minas Eugenio Diniz.

Fontes: O tempo, Sic notícias.

Comments (0)
Add Comment