O governo da Bahia anunciou, na quinta-feira (27), uma série de iniciativas para fortalecer o turismo em Salvador, que celebra 476 anos neste sábado (29). Entre as principais medidas estão a ampliação da conectividade aérea internacional e investimentos em infraestrutura turística.
A partir de abril, a Sky Airline começará a operar a rota Buenos Aires-Salvador com duas frequências semanais. Em junho, a Air Europa adicionará uma quarta frequência ao voo Madri-Salvador, algo inédito nos últimos 20 anos.
“O Governo do Estado anuncia ações estratégicas para fortalecer o fluxo turístico e consolidar Salvador como um dos principais destinos do país”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Mauricio Bacelar.
Além da expansão dos voos, foi autorizada a segunda fase do projeto de Sinalização Turística da capital baiana, que contará com um investimento de mais de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo. O projeto prevê a instalação de placas informativas em pontos estratégicos, como a Orla e o Subúrbio Ferroviário, para auxiliar visitantes e moradores.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou o impacto das medidas:
“Fortalecer o turismo é uma prioridade, pois gera emprego, valoriza nossa cultura e impulsiona a economia. Precisamos explorar ainda mais a diversidade e as potencialidades da Bahia.”
Outra novidade é o lançamento de um curso de capacitação em Afroturismo para guias turísticos, com 30 vagas. A formação ocorrerá entre maio e agosto no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho.
Além disso, 30 feirantes da Feira de São Joaquim e do Mercado de Paripe receberam certificados de qualificação em atendimento, higiene e manipulação de alimentos, em parceria com o Senac.
Durante o evento, foi também lançado o Guia dos Museus de Salvador, com 10 mil exemplares reunindo informações sobre 40 espaços culturais. A publicação será distribuída em pontos estratégicos da cidade, como o aeroporto e a rodoviária.