BRT testa primeiro ônibus articulado com capacidade para mais de 150 passageiros

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador iniciou, nesta quinta-feira (26), testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros, com capacidade para mais de 150 passageiros. O veículo está em operação na linha B1 do BRT Salvador, que faz o trajeto Rodoviária x Pituba, com o objetivo de avaliar sua eficiência em termos de trafegabilidade e transporte de passageiros.

As primeiras viagens foram conduzidas por uma motorista mulher, parte do projeto Mulheres no Volante, que é uma parceria entre a Semob, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra).

A cidade está em fase de preparação para um financiamento de cerca de US$94 milhões junto ao Banco Mundial, o que permitirá a compra de quase 100 ônibus elétricos para modernizar a frota de transporte coletivo. Enquanto isso, a Semob continua testando diversos modelos de veículos elétricos para escolher o mais adequado ao sistema de transporte público de Salvador.

Avaliação

Nesta fase inicial de testes, o ônibus articulado elétrico segue o itinerário de forma expressa, indo direto para a Estação Pituba. Além da avaliação técnica, o processo também inclui a coleta da opinião dos passageiros, considerada fundamental. Para isso, foram disponibilizados folders com QR Codes nas estações do BRT, permitindo que os usuários participem de uma pesquisa de satisfação e registrem suas impressões sobre o novo veículo.

Fabrizzio Muller, secretário da Semob, destacou a importância da iniciativa: “Trazer esse tipo de veículo para Salvador nos permite entender melhor as especificidades do equipamento e verificar seu desempenho. Estamos trabalhando para que, em breve, nossa cidade receba mais ônibus modernos e com alta capacidade de transporte”.

brtBurburinho NewsSalvador
Comments (0)
Add Comment