Fonte – Bnews. / Edição – Redação BBN
O prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou nesta sexta (28) que o retorno do ensino privado na capital foi um sucesso. Já na rede pública municipal o movimento é inverso, com baixa adesão até o momento, tanto de professores quanto de alunos.
Em entrevista coletiva virtual, o prefeito destacou que quase todos os alunos das escolas particulares aderiram ao modelo híbrido decretado pela Prefeitura e que, quando ocorrem casos de Covid-19, as aulas são suspensas para a turma específica.
“Tomei a decisão acertada, a história não vai me punir por isso”, respondeu Bruno ao ser contestado sobre o risco a longo prazo da contaminação de crianças e adolescentes. O alerta surgiu em um artigo da revista Lancet, que põe em discussão os riscos de uma retomada em meio à altas taxas de contágio do novo coronavírus e possível circulação de novas variantes.
“Retomei a educação nas escolas e em nada influenciou os números. O retorno na rede privada é um sucesso, quase 100% dos alunos voltaram de forma alternada. Sempre tem um caso ou outro, mas suspende nessa ou naquela turma, graças aos protocolos […] lamento que os professores da rede municipal e os alunos não tenham aderido como os da rede privada, mas amanhã ninguém vai poder apontar o dedo para esse prefeito e dizer que ele não tomou a decisão correta”, justificou.
Bruno Reis destacou ainda a eficiência da vacinação na capital em relação ao Brasil, com cerca de 38% dos soteropolitanos que já tomaram ao menos a primeira dose do imunizante.
RMS
Em outras cidades da região metropolitana, como Lauro de Freitas, é grande a expectativa pela volta as aulas presenciais na rede particular de ensino. Uma parcela significativa de pais, alunos e profissionais de ensino tem se posicionado a favor do retorno às salas no formato híbrido e desde que sejam aplicados todos os protocolos sanitários e de segurança.