O prazo para o cadastramento de vendedores ambulantes interessados em atuar nas festas populares de Salvador termina nesta quinta-feira (16). As inscrições seguem abertas de forma totalmente on-line pelo site www.sca.salvador.ba.gov.br.
Quem não tem acesso à internet pode contar com o apoio das dez Prefeituras-Bairro, onde equipes estão disponíveis para auxiliar no processo de inscrição.
De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), até esta terça-feira (14) já foram registradas 36.413 inscrições.
“A avaliação das inscrições é muito positiva. Tivemos ampla divulgação, um período de mais de 30 dias e o sistema funcionou bem. Houve grande procura pelas vagas e, ao final, iremos segmentar para identificar onde foi maior”, destacou o secretário da Semop, Décio Martins.
A seleção dos ambulantes não é feita por ordem de inscrição, mas por pontuação, baseada em critérios sociais e profissionais, como:
- residir em Salvador;
- ter experiência em festas nos últimos cinco anos;
- possuir certificados de capacitação;
- ser chefe de família monoparental feminina;
- ser idoso ou aposentado.
Em caso de empate, será selecionado o candidato de maior idade; persistindo o empate, haverá sorteio eletrônico, conforme o edital publicado no Diário Oficial do Município em 12 de setembro.
São disponibilizadas cerca de 9 mil vagas para o período festivo, que inclui o Festival Virada Salvador, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, Lavagem de Itapuã, eventos pré-carnavalescos e o Carnaval. Cada ambulante pode se inscrever em mais de uma festa.
A lista de pontuação será divulgada em 29 de outubro, e o resultado final sairá em 1º de dezembro, após o prazo de recursos.
“Independentemente da data da inscrição, todos concorrem de forma igual. Esse modelo foi construído em parceria com o Ministério Público e a sociedade civil, garantindo mais transparência e justiça na seleção”, reforçou o secretário.