Carnaval 2025: Trios elétricos e carros de apoio passam por vistoria para garantir segurança

A fiscalização dos trios elétricos e carros de apoio que participarão do Carnaval de Salvador 2025 começou nesta segunda-feira (17) e seguirá até o dia 28 de fevereiro. A ação, coordenada pelo Detran-BA, acontece no Parque de Exposições da Bahia e envolve diversos órgãos para garantir a segurança dos foliões na maior festa de rua do mundo.

Cerca de 200 veículos da categoria “carroceria trio elétrico” devem desfilar pelos circuitos da festa, que acontece de 27 de fevereiro a 4 de março e celebra os 40 anos do Axé Music. A inspeção ocorre diariamente, das 8h às 17h, e, neste ano, o processo será 100% digital, trazendo mais agilidade e eficiência.

O diretor do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destacou que a vistoria inclui a verificação de documentos, a altura dos veículos e a conformidade com as regras de trânsito. Os motoristas também passam por um curso de atualização entre 24 e 26 de fevereiro, em parceria com a Coelba, para aprender sobre segurança elétrica e condução em meio à multidão.

Após a inspeção, os trios recebem um adesivo de “veículo vistoriado”, que deve ser colado de forma visível para garantir a autorização de circulação. Além disso, quatro postos de controle estarão espalhados pela cidade, onde a fiscalização continuará, com testes de alcoolemia e blitzes para conferir a regularidade dos condutores.

A vistoria também conta com a participação do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros Militar, CREA-BA, Sefaz e Vigilância Sanitária. Entre os itens verificados estão sistemas de freios, direção, suspensão e estabilidade dos trios elétricos. O Corpo de Bombeiros fiscaliza a segurança contra incêndios, saídas de emergência e proteção de áreas de risco nos veículos.

Segundo o tenente-coronel Valdir Ferreira, os trios devem seguir regras específicas para garantir a segurança dos foliões: “Observamos as saídas de emergência, a proteção lateral e de rodas, além do cálculo de lotação permitido, que é de três pessoas por metro quadrado”.

Com essa operação rigorosa, os órgãos envolvidos buscam evitar acidentes e garantir que a folia ocorra com total segurança para baianos e turistas.

Burburinho NewscarnavalTrios elétricos
Comments (0)
Add Comment