A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, detalhou nesta quarta-feira (4) os preparativos para o Carnaval 2026 na capital baiana. As declarações foram feitas durante a apresentação oficial das atrações e da estrutura dos serviços municipais para a festa.
Segundo a gestora, a expectativa é de um crescimento de 42% no número de turistas internacionais, com destaque para visitantes da Argentina e de Portugal.
“A gente ampliou o número de voos, inclusive recentemente com o do Panamá, além de novas frequências, por exemplo, para a Argentina. Isso vai aumentar em média 42% a presença de turistas internacionais. Só os argentinos têm um crescimento de 63%, e os portugueses, mais de 20%”, afirmou.
Ana Paula Matos ressaltou ainda que o Carnaval deste ano terá um reforço nas ações de cunho social, especialmente voltadas aos trabalhadores da festa, como ambulantes.
“O nosso carnaval vai ter um lado ainda mais forte no social: cuidado com os ambulantes, com os filhos dos ambulantes, com a alimentação, com espaços de banho e com a organização”, destacou.
“O carnaval tem que ser bom para os turistas, mas também para os baianos. As nossas estrelas são os artistas, mas também quem trabalha, quem pula, quem dança. O meu desejo é um feliz carnaval a todos”, completou.
A secretária de Cultura e Turismo também afirmou que Salvador deve se consolidar como o principal destino do Carnaval 2026. Para ela, o diferencial da capital baiana vai além da estrutura e da governança, passando pela identidade cultural da festa.
“A gente vê aumento em outras praças, como São Paulo, com cerca de 11%, mas a força de Salvador é muito clara. Todo mundo tem como meta chegar na nossa alegria, na nossa organização. O nosso carnaval tem um trabalho enorme de gestão e governança, mas sobretudo identidade”, disse.
“A estrela do Carnaval da Bahia são os baianos. É essa possibilidade de ter tantos ritmos diferentes: rock, axé, samba, palco feminino, trios e circuitos. Essa diversidade só se encontra na Bahia”, concluiu.