O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que cerca de 3 mil brasileiros manifestaram desejo de deixar o Líbano, devido à intensificação das operações militares das Forças Armadas de Israel na região. A comunidade brasileira no Líbano, que é a maior do Oriente Médio, conta atualmente com cerca de 21 mil pessoas.
Desde o início dos ataques aéreos israelenses em 17 de setembro, mais de mil pessoas foram mortas, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais. A situação em Beirute, capital do Líbano, é descrita como grave, com um crescente risco de guerra total.
A repatriação dos brasileiros começa nesta quarta-feira (2), por meio da Operação Raízes do Cedro, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB). Um avião KC-30 fará o primeiro voo para repatriar 220 brasileiros do Líbano, com uma escala em Lisboa para reabastecimento. Mais voos poderão ser organizados nos próximos dias, conforme a necessidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a operação e destacou que o Brasil repatriará cidadãos onde for necessário, criticando as ações de Israel no Líbano.