Agentes de segurança do regime do presidente Nicolás Maduro prenderam na noite de terça-feira (6) a chefe regional de campanha da líder de oposição María Corina Machado, María Oropeza, em Caracas.
María Corina Machado, em uma publicação na rede social X, expressou sua preocupação e indignação com o ocorrido: “Esta é María Oropeza. Uma jovem portuguesa extraordinariamente corajosa, inteligente e generosa. Ela é a Coordenadora do @ConVzlaCommand em português e fez um trabalho extraordinário unindo e organizando os cidadãos do seu estado. O regime acaba de levá-la à força e não sabemos onde ela está. Eles a sequestraram! Peço a todos, dentro e fora da Venezuela, que exijam a sua liberdade imediata!”, escreveu Corina ao compartilhar o vídeo da venezuelana.
O grupo de oposição à reeleição de Maduro tem ido às ruas para protestar contra o resultado eleitoral divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no dia 29 de julho, que apontou a vitória do chavista com 51,2% dos votos, enquanto o opositor Edmundo González obteve 44%.