A Defesa Civil (Codesal) de Salvador alerta para a previsão de chuvas intensas no início desta segunda-feira (25), com possibilidade de prolongamento ao longo da semana. As expectativas indicam que as precipitações podem superar a média climatológica de 143,7 mm, devido ao aumento da nebulosidade proveniente do oceano em direção à capital baiana. Vários pontos da cidade já registram alagamentos.
Segundo informações do órgão, o principal sistema meteorológico em vigor nesta madrugada é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano Atlântico, com previsão de enfraquecimento ao longo do dia.
O diretor geral da Defesa Civil, Sostenes Macêdo, destacou que as temperaturas devem diminuir em Salvador ao longo da semana devido ao aumento gradual das chuvas.
“Essas condições devem persistir até o final deste mês e durante a primeira quinzena de abril. Segundo a análise climatológica do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador, espera-se que as chuvas nesta última semana ultrapassem a média climatológica de 143,7 mm, devido à formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e outros sistemas meteorológicos”, explicou Sostenes.
Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato pelo número 199.