Desde o último domingo, Salvador e a Região Metropolitana têm sido afetadas por fortes chuvas, levando a Defesa Civil da capital baiana (Codesal) a emitir um alerta máximo devido ao acumulado de chuvas que ultrapassou os 150 milímetros nas últimas 72 horas.
Entre 0h e 7h desta segunda-feira, pelo menos nove deslizamentos de terra foram registrados em Salvador, sendo cinco deles na região central da cidade. Os bairros de Pernambués, Mata Escura, próximo ao Complexo Penitenciário Lemos Brito, e Valéria também foram impactados por deslizamentos, sem registro de feridos nessas ocorrências.
Um dos deslizamentos atingiu parcialmente o prédio da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), localizado no Vale dos Barris. Informações preliminares indicam que pelo menos dois veículos foram soterrados. A Codesal foi acionada, realizou vistorias e isolou a área afetada.
Devido ao grande volume de chuva, diversos bairros enfrentaram alagamentos, incluindo o Largo da Calçada, Barra, Avenida Centenário e Itapuã.
Um registro na Barro Reis ilustra a situação crítica, com a rua completamente inundada.