O número de mortos devido aos temporais que assolam o Rio Grande do Sul aumentou para 13 nesta quinta-feira (02/05), conforme confirmado pela Defesa Civil do estado. As três últimas mortes foram registradas em Santa Maria (duas pessoas) e São João do Polesine, na Região Central do RS. Além disso, há ainda 21 pessoas desaparecidas.
Os estragos das chuvas afetaram 134 cidades, causando inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Um total de 44,6 mil pessoas foram atingidas pelos temporais, com 8,3 mil moradores desalojados. Destes, 3.079 encontram-se em abrigos, enquanto 5.257 estão desalojados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programado para visitar a região nesta quinta-feira, após o pedido de apoio do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) ao governo federal. Lula da Silva está acompanhado da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, e de uma comitiva de ministros.
Na quarta-feira (1º), Eduardo Leite destacou que os estragos causados pelas chuvas já apontam para o “maior desastre da história” do Rio Grande do Sul em termos de prejuízo material. Ele comparou a situação atual com as inundações do ano anterior, que resultaram em mais de 50 mortes e enormes danos materiais.