Até esta terça-feira (5), o ciclone extratropical formado domingo (3) no Sul do país matou 21 pessoas no Rio Grande do Sul e mais uma em Santa Catarina.
A cidade de Muçum, no Rio Grande do Sul, foi particularmente afetada, com 15 óbitos confirmados. Outros seis ocorreram nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo, Ibiraiaras e Estrela, no norte do estado. Um incidente de resgate por helicóptero sobre o Rio Taquari resultou na morte de uma mulher e deixou um policial socorrista em estado grave. O governador Eduardo Leite confirmou que esse é o maior número de mortes em eventos climáticos no estado.
Em Santa Catarina, um homem perdeu a vida em Jupiá quando seu carro foi atingido por uma árvore derrubada por ventos de 110 km/h.
Os dois estados registram também inúmeros estragos provocados pelas tempestades. Em Santa Catarina, a Defesa Civil do estado confirmou a ocorrência de um tornado no município de Santa Cecília, na comunidade de Anta Morta.
De acordo com o governo gaúcho, o Rio Taquari inundou as cidades de Muçum, Roca Sales, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Colinas.