De olho nas eleições 2024 (17/11/2023)

*Paulo Maneira é estrategista político, comanda o Podcast Liga da Política e comenta sobre eleições na Brado Rádio toda sexta-feira.

Porto Seguro

A disputa na terra do descobrimento está boa. O prefeito Jânio Natal apesar de ter uma gestão bem avaliada em algumas aéreas, não está tão bem na foto quando a avaliação é pessoal.

A ex-prefeita da cidade e atual deputada estadual Claudia Oliveira tem sido lembrada de forma positiva pelos porto-segurenses. O que mostra que o atual prefeito está deixando a população sentir saudades da antiga gestora.

A Doutora Raissa aparenta estar muito bem na aceitação popular, para quem está desde a eleição passada afastada da política. Hoje, o nome da ex-candidata ao Senado é melhor avaliado do que os seus concorrentes que estão com o mandato na mão.

Lauro de Freitas

A indecisão de Moema  e a desunião da oposição em Lauro de Freitas abre a possibilidade de muita discussão para a sucessão do ano que vem.

Enquanto em muitas cidades da Bahia o cenário de candidatos já está praticamente definido e o povo já começa a discutir e pensar em quem votar, Lauro de Freitas vem na contramão e tem tudo para formar muitas candidaturas ou alianças frágeis.

Os ex-candidatos a prefeito na eleição passada Teobaldo e Mirela se afastaram da conversa política da cidade, apesar de ainda serem vistos caminhando por aí. O candidato em 2016 Mateus Reis segue fazendo sua parte, mas sofre dificuldade na adesão de novas pessoas ao seu projeto político, o que poderá tirar o fôlego na caminhada.

A única solução para a oposição parece vir da improvável candidatura do ex-governador. O que deveria ser a última cartada da oposição está sendo utilizada como a única carta do jogo.

Moema deverá encontrar problema para emplacar um nome com aceitação de todo o seu grupo. Pela demora na divulgação do seu nome de preferência muitos candidatos aparecem e aqueles que despontam acabam por ser atacados pelo seu próprio grupo, vide seus secretários Ailton, César, Decinho e seu vice prefeito Vidigal Cafezeiro.

Região Metropolitana

É certo que na próxima eleição alguns prefeitos da Região Metropolitana estarão  gastando mais energia com candidatos  em outras cidade do que em preparar seus sucessores, mas isso é assunto para outro momento.

Comments (0)
Add Comment