A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu, na manhã desta segunda-feira (11), um alerta de risco de alagamentos e deslizamentos de terra devido à continuidade das chuvas na capital baiana. De acordo com o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a chegada de uma frente fria já era prevista para a cidade.
“Essas chuvas estão dentro do esperado. A Defesa Civil de Salvador, de forma antecipada, já havia alertado a população sobre a chegada de resquícios de uma frente fria, com uma zona de convergência atmosférica, que começou a atuar em Salvador a partir de hoje”, afirmou Macêdo. Ele mencionou que, nas últimas horas, a região norte da cidade, incluindo bairros como Itapuã, Cassange e Parque São Cristóvão, registrou cerca de 11 milímetros de chuva.
Apesar da chuva contínua, Sosthenes acredita que grandes deslizamentos não devem ocorrer, pois o solo ainda não apresenta vulnerabilidade significativa devido à recente sequência de dias secos. No entanto, ele reforçou que as equipes da Defesa Civil continuarão monitorando áreas de risco, especialmente aquelas já mapeadas como vulneráveis.
“Salvador tem se tornado cada vez mais preventiva e resiliente. Graças às capacitações contínuas com diversos órgãos, como a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Demi e o Crea, estamos prontos para agir de forma integrada e garantir a segurança da população”, destacou o diretor, lembrando também da preparação das equipes da DCIP, que já estão em alerta para eventuais problemas relacionados a ventos fortes.