A deputada estadual Dani Monteiro (PSOL) enviou à Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) um projeto em que pede a suspensão das operações policiais durante o período de pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro.
Na justificativa para o pedido, a deputada alega que as operações policiais teriam ligações diretas com violações aos direitos dos moradores dos morros e que a redução das ações trariam, segundo ela, queda proporcional da violência.
“É injustificável que diante da atual crise sanitária, que nos traz uma crise humanitária, de acesso a recursos básicos, sobretudo nas áreas mais empobrecidas do Estado, esses moradores ainda sejam submetidos a toda sorte de violações”, diz a parlamentar.
O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) denunciou, através das redes sociais, o polêmico projeto de lei. Jordy ironizou o pedido e questionou o fato de que a criminalidade segue atuando mesmo durante os momentos de pandemia e quarentena em território brasileiro.
“Na quarentena, já vi muita coisa com relação a lockdown, mas o projeto de uma deputada do PSOL inovou no quesito, ela pede a suspensão das operações da polícia nas comunidades durante a epidemia. Será que os traficantes vão suspender suas atividades também ou são serviços essenciais?”, escreveu o deputado federal.
Fonte: conexaopolitica