Dupla Ba-Vi domina participações do Nordeste na Série A e será a única representante da região em 2026

Bahia e Vitória seguem como os clubes nordestinos com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Em 2026, a dupla Ba-Vi será a única representante da região na elite do futebol nacional.

O Bahia ampliará sua liderança entre os clubes do Nordeste ao disputar a Série A pela 14ª vez desde a adoção do atual formato. Já o Vitória chegará à sua 13ª participação, ultrapassando o Sport, que foi rebaixado na temporada de 2025.

O Rubro-Negro baiano garantiu a permanência na última rodada do campeonato ao vencer o São Paulo por 1 a 0, no Barradão, com gol de Baralhas no segundo tempo. Com o resultado, o Vitória encerrou a competição em 15º lugar, com 45 pontos. O Bahia, por sua vez, teve campanha mais tranquila e terminou em sétimo, somando 60 pontos e assegurando a última vaga brasileira na Libertadores de 2026, que será disputada a partir da fase preliminar.

Com 12 participações, o Sport aparece logo atrás da dupla baiana, seguido por Fortaleza, com 10, e Ceará, com oito. Os três clubes acabaram rebaixados para a Série B. O Ceará terminou o Brasileirão de 2025 em 17º lugar, com 43 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, que ficou em 18º. O Sport encerrou a competição na lanterna, com apenas 17 pontos.

No recorte histórico geral do Campeonato Brasileiro, o Bahia também lidera entre os nordestinos, com 53 participações, já contando a edição de 2026. O Sport aparece em segundo, com 43, seguido pelo Vitória, com 42. Náutico, Ceará e Fortaleza vêm na sequência, com 34, 27 e 27 participações, respectivamente.

Ao todo, 42 clubes do Nordeste já disputaram a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Pela Bahia, além da dupla Ba-Vi, Fluminense de Feira, Leônico, Galícia, Itabuna e Catuense também já representaram o estado na elite, colocando os baianos na liderança regional, com 108 participações, à frente de Pernambuco (103) e Ceará (61).

Burburinho News
Comments (0)
Add Comment