A chamada Black Friday brasileira chega em sua segunda edição com algumas peculiaridades para lá de curiosas. A primeira delas é que a “Semana Brasil 2020”, na verdade, terá duração de dez dias. A segunda é que, diferentemente do apelido, a temporada de descontos criada pela Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom) e pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) começa nesta quinta-feira, e não na sexta-feira.
Pelo segundo ano consecutivo, a ideia do governo é usar a “Semana Brasil” para impulsionar as vendas do varejo nacional. A temporada de descontos, que poderão chegar a até 70%, vai até o dia 13 de setembro. Com lojas físicas ainda fechadas ou com horário de funcionamento reduzidos devido à pandemia, este ano o foco deve ser nas vendas online. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”, disse o conselheiro do IDV, Marcos Gouvêa de Souza.
Mesmo com todos os shoppings reabertos, a brMalls, por exemplo, vai apostar no e-commerce para dar mais comodidade e segurança aos consumidores durante a Semana Brasil. Os marketplaces dos oito shoppings do Rio de Janeiro e São Paulo vão oferecer promoções e descontos exclusivos, além de realizar a entrega dos produtos no mesmo dia. Os canais de venda são integrados aos novos aplicativos de cada shopping que já estão disponíveis nos sistemas Android e IOS.
Fonte: Exame