e-Título: 4,6 milhões de baianos já baixaram o aplicativo da Justiça Eleitoral

Na Bahia, o aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, já foi baixado 4.685.630 vezes, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 24 de setembro de 2024. Somente neste ano, marcado pelas Eleições Municipais, 334.189 novos registros de eleitores baianos foram realizados na plataforma.

O e-Título, disponível para dispositivos Android e iOS, oferece acesso à versão digital do título de eleitor, desde que o documento esteja regular. A plataforma se destaca por sua acessibilidade, com recursos voltados para pessoas com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo, promovendo maior inclusão digital no processo eleitoral.

Serviços disponíveis

O e-Título, em funcionamento desde 2017, é um aplicativo que oferece aos eleitores uma variedade de serviços para facilitar a gestão de suas obrigações eleitorais. Através da plataforma, é possível consultar o local de votação, justificar ausência nas eleições (tanto no dia do pleito quanto posteriormente), emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, além de acessar a versão digital do título de eleitor, que pode ser impressa em formato PDF. O aplicativo também permite a inscrição como mesário voluntário.

Em dias de eleição, o e-Título pode ser utilizado como documento de identificação, desde que o eleitor tenha realizado o cadastramento biométrico previamente e a foto esteja disponível no aplicativo. Caso a foto não esteja disponível, é necessário apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.

Como baixar o e-Título?

O e-Título pode ser baixado facilmente nas lojas de aplicativos, sendo a Play Store para dispositivos Android e a App Store para dispositivos Apple. Após a instalação, o eleitor deve inserir suas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, número do título eleitoral ou CPF, e o nome dos pais, conforme constam no cadastro eleitoral.

Depois de preencher esses dados, o aplicativo faz algumas perguntas de segurança para garantir a autenticidade das informações. Concluída essa etapa, o usuário deve criar uma senha alfanumérica com 8 a 70 caracteres. Com a conclusão do processo, o eleitor terá acesso à versão digital do título eleitoral diretamente pelo aplicativo.

Burburinho Newse-título
Comments (0)
Add Comment