A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) emitiu um comunicado sobre a ação criminosa que resultou na morte de dois policiais em Salvador na noite desta quarta-feira (27). De acordo com o comunicado, por volta das 19h30, os militares do Batalhão Gêmeos estavam realizando monitoramento de roubos a coletivos na região da Avenida San Martin e observaram um condutor de um veículo em atitude suspeita.
Os policiais começaram a acompanhar o veículo à distância em um carro despadronizado e solicitaram apoio de uma guarnição padronizada do próprio Batalhão para realizar a abordagem ao veículo.
Após o acompanhamento, o suspeito colidiu com a parte traseira de um ônibus coletivo na ladeira do IAPI. Dois indivíduos que estavam no veículo fugiram em direções diferentes, enquanto um homem, posteriormente identificado como motorista de aplicativo, permaneceu no veículo e informou que havia sido vítima de um assalto.
Os policiais continuaram a busca pelos suspeitos. Na região da Santa Mônica, solicitaram apoio da guarnição da Rondesp BTS. Durante a aproximação dos PMs, houve um tiroteio com um dos suspeitos, que foi socorrido para o Hospital Ernesto Simões, mas não resistiu aos ferimentos. Uma guarnição em uma viatura despadronizada recebeu informações sobre o paradeiro do outro suspeito, que estava em um bar na Rua Astrogildo Sepúlveda.
No bar, um policial militar que não estava de serviço avistou o PM dando voz de prisão ao suspeito e acreditou erroneamente que se tratava de um assalto. Ele sacou a arma, resultando em uma troca de tiros que deixou os três feridos.
O policial militar que estava em serviço foi socorrido pelo Samu para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por cirurgia, mas acabou não resistindo aos ferimentos. O policial militar que não estava em serviço também foi socorrido para o Hospital Ernesto Simões, mas faleceu. O criminoso, que estava usando uma tornozeleira eletrônica, foi declarado morto no estabelecimento comercial.
Um inquérito será instaurado para apurar as circunstâncias do ocorrido.