Embaixador Brasileiro na Palestina Adverte para a Necessidade de Evacuar Brasileiros de Gaza devido à Degradação da Segurança

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, fez um apelo urgente para que os brasileiros na Faixa de Gaza sejam autorizados a deixar a região o mais rápido possível, à medida que as condições de vida e segurança na área continuam a se deteriorar. Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a situação é crítica devido aos bombardeios contínuos e à escassez de alimentos, água e medicamentos.

Brasileiros que enfrentam problemas de saúde, inclusive de ordem mental, têm recebido atendimento à distância de médicos e psicólogos na Cisjordânia, contratados pelo escritório brasileiro em Ramallah. A falta de água é uma das preocupações mais prementes, de acordo com diplomatas.

O embaixador Candeas destacou que a questão está sendo tratada no “nível político máximo”, com o presidente Lula, o chanceler Mauro Vieira e o assessor especial da Presidência Celso Amorim mantendo conversações com seus homólogos na região. No entanto, até o momento, não houve sucesso na obtenção de autorização para a saída dos brasileiros.

A evacuação depende da permissão de Israel e do Egito, que administram de maneira coordenada a única passagem entre Gaza e o Egito. Os brasileiros aguardam a abertura da fronteira entre Gaza e Egito para poderem retornar ao Brasil através do Cairo, onde embarcarão em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

O grupo sob os cuidados do governo brasileiro é composto por um total de 34 pessoas, incluindo 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 palestinos que são familiares próximos e planejam iniciar o processo de imigração. O grupo é composto por 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens, e está atualmente distribuído entre as cidades de Rafah e Khan Younes.

Comments (0)
Add Comment