O ensino mA�dio da Bahia ficou em A?ltimo lugar, no paA�s, no A?ndice de Desenvolvimento da EducaA�A?o BA?sica (Ideb) referente ao ano passado, segundo informaA�A�es divulgadas nesta segunda-feira (3) pelo MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC).
O Ideb A� uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnA�sio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, a partir da combinaA�A?o entre a proficiA?ncia obtida pelos estudantes em avaliaA�A�es externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovaA�A?o – indicador que tem influA?ncia na eficiA?ncia do fluxo escolar.
De acordo com os dados, a Bahia ficou com 3,0 pontos no ensino mA�dio – 1,3 abaixo da meta para o ano, que era de 4,3. AlA�m disso, a nota foi um dA�cimo menor que a do A?ltimo levantamento, feito em 2015, quando o estado ficou com 3,1 pontos.
Os motivos apontados pelo estudo do MEC para a baixa na classificaA�A?o foram abandono, atraso e notas baixas em avaliaA�A�es, durante 2017.
Em contrapartida, no ensino fundamental inicial, que A� do 1A? ao 5A? ano, a Bahia teve uma melhora em 2017. O estado saiu dos 4,7 pontos, registrados para 2015, para 5,1.
JA? no ensino fundamental final, que A� do 6A? ao 9A? ano, o A�ndice foi o mesmo de 2015: 3,7 pontos.
ApA?s a divulgaA�A?o do resultado, governadores do nordeste, incluindo da Bahia, enviaram uma carta ao MEC, reclamando da metodologia do teste. Eles dizem que houve mudanA�a e que, diferentemente dos outros anos, a nota do aluno que fez o exame foi replicada para o aluno que nA?o fez.
“Nenhum sistema de educaA�A?o trabalha para voltar para trA?s. EntA?o, os resultados do Brasil inteiro apontam isso. EntA?o, o que A� que a gente pode dizer. HA? algum equA�voco na metodologia realizada pelo Inep, pelo MinistA�rio da EducaA�A?o, para fazer a divulgaA�A?o dos resultados. Porque, nA?o A� justo que o esforA�o de todos os sistemas de educaA�A?o seja jogado por terra, a partir de uma modificaA�A?o de metodologia que o Inep provocou”, disse Nildo Pitombo, subsecretA?rio estadual de EducaA�A?o.
Em nota, o MEC informou que a mudanA�a na metodologia foi feita por um grupo de especialistas, que, pela primeira vez, levou em consideraA�A?o padrA�es de aprendizagem e o uso pedagA?gico dos dados. No entanto, o A?rgA?o nA?o explicou sobre a replicaA�A?o da nota dos alunos que fizeram a avaliaA�A?o, na nota dos estudantes que nA?o fizeram a avaliaA�A?o.
Salvador
No mesmo levantamento do MEC, Salvador apresentou avanA�o na mA�dia da educaA�A?o municipal. A pontuaA�A?o subiu de 4,7 (em 2015) para 5,3 (em 2017).
Segundo os dados, com a nota, a cidade ainda superou a meta do MEC para 2021, que era de 5,1 pontos. No ranking do paA�s, a capital baiana subiu seis posiA�A�es, saindo da 24A? para a 18A? posiA�A?o.
“Nossa rede A� um sistema pedagA?gico prA?prio, o que ajudou muito no avanA�o do Ideb. O trabalho de aceleraA�A?o, ou seja, tratar aqueles alunos que estavam com atraso escolar de uma maneira especial. Entender que tudo isso sA? acontece investindo no professor. Tudo isso sA? aumenta a responsabilidade de olhar para frente e fazer ainda mais pela educaA�A?o de Salvador”, disse o prefeito ACM Neto.
Fonte: G1