O governo dos Estados Unidos decidiu suspender temporariamente a concessão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela emissora norte-americana Fox News, com base em comunicado do Departamento de Estado.
Segundo a reportagem, a medida entra em vigor no próximo dia 21 de janeiro e não possui prazo definido para encerramento. A suspensão ocorre para que o governo norte-americano reavalie os critérios atualmente utilizados na concessão de vistos de entrada no país. Até o momento, não foram detalados quais tipos de visto serão afetados pela decisão.
Além do Brasil, a lista de países alcançados pela medida inclui Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Tailândia, entre outros.
Em nota, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que a suspensão tem como objetivo permitir uma revisão dos procedimentos migratórios. “A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os processos de concessão, com foco em prevenir a entrada de estrangeiros que possam se beneficiar de programas de assistência social e benefícios públicos”, declarou.
A decisão ocorre a menos de cinco meses da abertura da Copa do Mundo de 2026, que será realizada entre 11 de junho e 19 de julho, com partidas distribuídas entre Estados Unidos, Canadá e México.