Em resposta aos recentes ataques do Irã contra Israel, a Força Aérea Brasileira (FAB) declarou sua prontidão para resgatar cidadãos brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio. Em comunicado divulgado neste domingo (14), a FAB reiterou seu compromisso de atender a qualquer pedido de resgate, desde que acionada pelas autoridades competentes.
A nota enfatizou que a FAB mantém suas tripulações e aeronaves em constante prontidão para responder a emergências e estar presente onde for necessário. Além disso, destacou que essa preparação contínua permite que a FAB atue a qualquer momento, não apenas em missões específicas, mas também para atender a quaisquer necessidades que surjam, em apoio à sociedade brasileira.
Desde o início do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, em outubro do ano passado, a Operação Voltando em Paz da FAB já realizou 13 voos, repatriando cerca de 1,5 mil pessoas ao Brasil, incluindo cidadãos brasileiros e parentes próximos. Três desses voos foram destinados a trazer de volta brasileiros que viviam na Faixa de Gaza.