A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou nesta quinta-feira (22) a escala de arbitragem para o clássico Ba-Vi, válido pela quinta rodada do Campeonato Baiano. O confronto entre Vitória e Bahia será comandado por Wagner Francisco Silva Souza, árbitro integrante do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Aos 38 anos, Wagner Francisco apitou recentemente a vitória do Bahia por 3 a 0 sobre o Galícia, no último sábado (17), quando aplicou um cartão amarelo. Ao longo da temporada de 2025, o árbitro atuou em 17 partidas, sendo oito como árbitro principal. Desses jogos, cinco foram de futebol profissional, incluindo quatro pela Série D do Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Nordeste.
Em partidas envolvendo o Vitória, Wagner Francisco já atuou como quarto árbitro, como no confronto em que o clube venceu o Treze-PB por 3 a 0, pela Copa do Nordeste de 2024.
Equipe de arbitragem e VAR
No Ba-Vi de número 505, o árbitro contará com o auxílio dos assistentes Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinto, ambos credenciados pela Fifa. Conforme estabelece o regulamento da competição, o clássico será o único jogo da primeira fase com utilização do árbitro de vídeo (VAR). A função ficará a cargo de Diego Pombo Lopez, também do quadro da Fifa.
Vitória e Bahia se enfrentam neste domingo (25), às 16h, no estádio Barradão, no primeiro clássico da temporada de 2026. O Vitória ocupa a terceira colocação, com seis pontos, enquanto o Bahia lidera o Campeonato Baiano, com 12 pontos.