Feira Preta Festival estreia em Salvador com três dias de música, moda e gastronomia

A capital baiana recebe, pela primeira vez, a Feira Preta Festival Salvador, que integra a programação de encerramento do Novembro Salvador Capital Afro, promovido pela Prefeitura. O evento acontece de sexta (28) a domingo (30), na Praça Maria Felipa, no Comércio, com entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.

Com a missão de celebrar e exaltar a cultura negra, o festival reúne nomes como Sued Nunes, Afrocidade, Jau, Rachel Reis, A Dama, Ministereo Público, EdCity e o coletivo Batekoo. Além dos shows, a programação inclui feira de afroempreendedores, desfiles de moda, debates sobre empreendedorismo e economia criativa, stand-up, gastronomia, games, atrações infantis, mapping e outras atividades.

Esta é a primeira edição da Feira Preta em Salvador. Em 2023, o evento foi realizado em São Paulo. Para a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, trazer o festival para a capital baiana reforça o protagonismo da cidade no cenário da cultura afro-brasileira.

“Salvador é construída sobre os pilares da ancestralidade e da criatividade negra. Receber a Feira Preta é reconhecer esse legado e ampliar oportunidades para os afroempreendedores locais e de todo o país”, afirmou.

O tema desta edição é “Axé – Revolução que dá baile”. Para Adriana Barbosa, fundadora e diretora executiva do Instituto Feira Preta, a programação foi pensada para valorizar a força da música e das expressões culturais baianas.

“Queríamos refletir o verdadeiro molho da Bahia, reverenciando o Axé desde suas origens nos terreiros até a contemporaneidade dos bailes e paredões, passando pela tradição dos blocos afro”, destacou.

O festival é realizado pelo Instituto Feira Preta, apresentado pelo Nubank e conta com apoio institucional do Governo Federal (via Lei Rouanet), Prefeitura de Salvador (Secult) e Sebrae. O evento também recebe patrocínio de Nivea, Assaí Atacadista, Instituto Assaí e Pinheiro Neto Advogados, além de apoio da L’Oréal, Consulado da Mulher, Socicam – TTNB, Brazil Foundation e Mars.


Programação completa

28 de novembro (sexta)

Abertura oficial – Mirante do Arquivo Público Municipal, às 9h
Local: Praça Maria Felipa
18h às 20h – Alvorada dos Ojás


29 de novembro (sábado)

Palco Axé – Praça Maria Felipa

Mestres de cerimônia: Tia Má e Ícaro Bonfim
12h às 13h – DJ Eduardo Brechó
13h às 14h – Sued Nunes convida Josyara
14h às 15h – DJ Eduardo Brechó
15h às 16h – Afrocidade convida Broken Pen
16h às 17h – DJ RDD
17h às 18h – Jau convida Rachel Reis
18h às 19h – DJ RDD
19h às 20h – EdCity Fantasmão

Palco Paredão – parceria Batekoo e HitLab

Mestre de cerimônias: Cleidson Baby
12h – Artistas do Feira Preta Cria Música: DJ Agojy, Tai, Nagô, Ludmila Singa, Brianny, T/o/m, Deco, Romero Mateus, Nollas, Raissa Araújo, Denise Fersan, Hebert O Cantor
13h15 – Batalha Rap
13h55 – Slam Fya: Do ódio ao amor
14h30 – Experiência Jamaica
15h30 – Shook Na Voz
16h30 – Lunna Montty
17h30 – LEVYSSO
18h30 – Freshprincedabahia
19h45 – Jeffinho
20h30 – Tia Carol


30 de novembro (domingo)

Palco Axé – Praça Maria Felipa

Mestres de cerimônia: Tia Má e Ícaro Bonfim
12h – Música ambiente
12h30 – Pagode Por Elas com Rai Pereira convidam A Dama e Nath BR
13h30 – DJ Nai Kiese
14h – Yan Cloud convida Vírus Carinhoso
15h30 – DJ Nai Kiese
15h50 – Ministereo Público
17h50 – DJ Nai Kiese
18h40 – Baile Essencial
19h – O Kanalha
20h – Baile Essencial

Palco Paredão – Praça Maria Felipa

Mestre de cerimônias: Tia Carol
12h – DJ Allexuz
13h – Artistas Feira Preta Cria Música: DJ Agojy, Rita Braz, Felipe Uxê, Laela, Agatha VS, Nouve, Aspri RBF, Heder Novaes, Nayri, Una, Herley
14h15 – Acerte e Ganhe com Raoni Oliveira
15h15 – DJ Allexuz
16h – Tiago Simas
17h – DJ Belle
18h – Samba Orisun
19h – DJ Belle
19h40 – Samba Trator

Burburinho News
Comments (0)
Add Comment