Fiocruz realiza mostra sobre perigos do mosquito Aedes aegypti

O Museu da Vida Fiocruz inaugurou a mostra “Aedes: Que Mosquito É Esse?” para conscientizar a população sobre as doenças transmitidas por mosquitos e as formas de prevenção. A exposição oferece ao público a chance de explorar o mundo do Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya, utilizando lupas, microscópios e óculos de realidade virtual.

Os visitantes podem interagir em um ambiente lúdico, onde são desafiados a identificar criadouros e capturar o mosquito. Uma escultura gigante de uma fêmea do Aedes aegypti, com mais de dois metros de altura, permite uma visualização detalhada da anatomia do inseto.

O curador da exposição, Miguel de Oliveira, educador do Museu da Vida, destaca a importância das informações apresentadas na mostra para o combate à proliferação do mosquito. Embora a vacina contra a dengue seja oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, ela não protege contra outros vírus transmitidos pelo Aedes, tornando o uso de larvicidas, telas protetoras e repelentes essencial.

A exposição, que foi inaugurada em comemoração ao Dia Mundial do Mosquito em 20 de agosto, estará em cartaz até outubro, de terça a sábado, no Castelo Mourisco da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

brasilBurburinho NewsFiocruz
Comments (0)
Add Comment