A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 2,8 mil atendimentos no Rio Grande do Sul em apenas três dias, em resposta aos impactos das severas enchentes que assolam o estado desde 3 de maio. O Hospital de Campanha (HCamp) de Canoas liderou com 1,7 mil atendimentos, seguido pela unidade de Porto Alegre, com 257. As equipes móveis também realizaram 759 atendimentos e 55 remoções aéreas.
A maioria dos atendimentos concentrou-se na estabilização da pressão arterial, diabetes e pequenos traumas. Para ampliar a capacidade de resposta às necessidades da população, o Ministério da Saúde inaugurou um terceiro hospital de campanha no estado, localizado em São Leopoldo, a 40 quilômetros da capital Porto Alegre. Este é o segundo hospital de campanha na área considerada prioritária.
“Contamos com uma equipe experiente e em constante renovação. O SUS e a capacidade da Força Nacional continuam a crescer e expandir. Esta é, sem dúvida, uma das maiores missões da Força”, destacou o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que lidera o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) no Rio Grande do Sul.
2/2