Os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Itinga em Lauro de Freitas, passaram por uma triagem neste domingo (03) após denúncias de que o quadro de funcionários estaria infectado pelo novo coronavírus. Após testagem rápida, foi detectado pelo menos quatro pessoas positivas para Covid-19, todos funcionários do local.
Segundo denúncia feita ao Burburinho News, há vários dias que a unidade não oferece equipamento de proteção individual (EPI’s), os funcionários estão sendo obrigados a trabalhar com o mínimo necessário para esse tipo de situação, informou a pessoa que prefere não ser identificada. Além disso boa parte dos profissionais tem dupla jornada e também trabalham em outras unidades de saúde, o que aumenta ainda mais o risco de contaminação.
É interessante lembrar que a cidade recebeu verba do governo federal para ações de combate ao Covid-19, porém parece que isso não impediu que os profissionais da UPA fossem contaminados. Vale ressaltar ainda que no meio deste turbilhão de acontecimentos o secretário de saúde do município foi exonerado e o motivo, é que ele pretende concorrer às eleições que devem acontecer ainda deste ano.
A nossa equipe tenta um posicionamento da prefeitura desde o acontecimento, porém somente hoje (04) eles encaminharam uma nota confirmando o caso. Confira:
A Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) realizou testagem rápida para diagnóstico do coronavírus em todos os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Itinga.
A ação faz parte de uma estratégia para detectar possíveis funcionários contaminados pelo patógeno uma vez que estes colaboradores possuem em média três vínculos empregatícios em unidades hospitalares de outros municípios.
Neste domingo (03), dos 17 profissionais que realizaram o teste rápido, quatro deram positivos para coronavírus. Imediatamente a Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC) enviou até a unidade uma equipe de enfermeiros para realizar a coleta de material que foi encaminhado para contraprova no Laboratório Central da Bahia (Lacen-Ba).
A Sesa informa que todos os profissionais positivados foram afastados de suas atribuições e seguem as orientações de isolamento social, sendo monitorados diariamente até a divulgação do resultado laboratorial.
Fonte: Burburinho News