O preço do gás de cozinha voltou a subir na Bahia nesta quarta-feira (1º), após reajuste aplicado pela Acelen, responsável pela administração da Refinaria de Mataripe.
De acordo com o Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha (SindRevGás), o aumento ultrapassa 15%, o que já impacta o valor final para o consumidor. Com isso, o botijão de GLP pode ficar entre R$ 8 e R$ 10 mais caro, especialmente em Salvador, onde o reajuste já começou a ser repassado pelas revendedoras.
Em nota, a Acelen confirmou a alta de 15,3% no preço do GLP vendido às distribuidoras.
Segundo a empresa, a formação de preços segue critérios de mercado e leva em consideração fatores como o valor internacional do petróleo, a cotação do dólar e os custos logísticos, incluindo transporte.
A companhia também destacou que sua política de preços é baseada em parâmetros técnicos e alinhada ao mercado internacional, o que pode provocar variações periódicas — tanto de aumento quanto de redução nos valores.