O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, assinou uma portaria orientando o uso das Forças Armadas durante o processo de votação e apuração das eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada após solicitações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o emprego dos militares em cerca de 600 municípios de 12 estados.
O papel das Forças Armadas incluirá ações de logística e segurança, como transporte de urnas eletrônicas para áreas remotas e apoio em locais com riscos de instabilidade. O uso das forças pode envolver militares, veículos, embarcações e aeronaves. O Ministério da Defesa poderá ainda designar a atuação direta de uma das Forças, seja a Marinha, o Exército ou a Força Aérea, por meio de seus comandos operacionais.
O objetivo central dessa iniciativa é garantir que o processo eleitoral ocorra de maneira tranquila e segura em todo o país, com foco especial em comunidades rurais, indígenas e ribeirinhas. As eleições municipais estão programadas para 6 de outubro, com um possível segundo turno previsto para 27 de outubro.