Governo Federal bloqueia Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas que moram sozinhas

O governo federal iniciou uma ação contra os beneficiários do Bolsa Família cadastrados como famílias unipessoais, isto é, compostos por uma única pessoa no sistema de pagamento do benefício federal, mas que, na realidade, moram com outras pessoas. Nesta quarta-feira (12), 1,2 milhão de cadastros foram bloqueados.

Para recuperar o benefício, o cidadão tem até 60 dias para provar que realmente mora sozinho e tem direito ao benefício. Caso contrário, a partir de julho, o Bolsa Família será cancelado. O objetivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é combater fraudes.

Os cidadãos com o benefício bloqueado estão recebendo mensagens por SMS ou no aplicativo do Bolsa Família com informações sobre como regularizar a situação. O bloqueio foi feito após verificação de inconsistências na composição familiar. Quem se cadastrou nos últimos seis meses do ano passado, mora sozinho e teve o benefício bloqueado em abril deve ir até ao posto de atendimento no município onde mora e atualizar as informações do CadÚnico (Cadastro Único).

Após comprovar que mora sozinho e tem direito à renda, o benefício volta a ser pago. O governo pagará as parcelas retroativas. O Bolsa Família é o principal programa social dos governos do PT e foi reformulado, com o novo valor mínimo de R$ 600 por pessoa, começando a ser pago em março. O programa substituiu o Auxílio Brasil, criado no governo Bolsonaro, que, por sua vez, substituiu o antigo Bolsa Família, com alterações como pagamento de valor extra por filhos menores que estão na escola.

Veja o que fazer para ter de volta o Bolsa Família:

O cidadão que realmente mora sozinho deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único no município onde mora, levar documentos pessoais e comprovante de residência para atualizar o cadastro, e assinar um termo informando que mora sozinho.

Para quem se cadastrou como família unipessoal, mas mora com outras pessoas, é possível solicitar o cancelamento do cadastro pelo app do Cadastro Único, informando o login e a senha e entrando em “Consulta completa”, onde haverá a opção de cancelar o cadastro.

Depois, é necessário agendar um atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, incluindo seus dados na família com a qual vive. Se estiver dentro das regras de pagamento do programa, passará a receber o valor.

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