Grande adesão marca o projeto “Vou na Praia” em Vilas do Atlântico

Evento na orla de Lauro de Freitas reúne esporte, música e economia criativa com acompanhamento da prefeita Débora Regis

A iniciativa é apontada como modelo de ocupação pública das praias, geração de renda local e valorização cultural na região metropolitana de Salvador.

Orla vive dia de ativismo e lazer

No sábado (8/11), a orla de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, foi palco do evento Vou na Praia. Uma Experiência Baiana, que estende-se até domingo (9/11). A prefeita Débora Regis acompanhou de perto a movimentação, interagindo com a população e visitantes no local.

Para a gestora, a orla cheia ao longo do dia simboliza o êxito da iniciativa:

“O Vou na Praia é um exemplo do que queremos para Lauro de Freitas, um espaço público vivo, onde as pessoas possam conviver, se divertir e consumir, o que gera renda para a nossa população. É lindo ver nossa orla sendo ocupada com esporte, música e a presença das pessoas. Essa energia faz a nossa cidade pulsar.”

Esporte, música e economia criativa

O evento contou com uma programação diversa: competições de beach tennis, futevôlei e bodyboarding, além da Copa FutWoman, maior campeonato feminino de futevôlei da região Norte-Nordeste, com atletas de várias partes do país.
À parte das competições, houve ainda atividades como Aurora Yoga ao ar livre e uma feira de economia criativa e solidária com 17 expositores locais. Ação organizada com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET) para reforçar o empreendedorismo local.
Para o vice-prefeito e secretário da pasta de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte, Mateus Reis, “quando promovemos ações como esta, movimentamos diversos setores, desde o comércio local, até o turismo e o artesanato. É um evento que gera oportunidade, e isso reflete o compromisso da gestão com uma cidade mais ativa, criativa e sustentável.”

Parcerias e gestão pública

O projeto é realizado por meio do programa municipal FazCultura, com patrocínio da Coca‑Cola e apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). Marcas como Monster Energy, Sol (cerveja), Powerade, Sprite e Aperol Spritz também integram os parceiros.

A ampla adesão e o envolvimento de múltiplas secretarias municipais, reforçam que a iniciativa busca ser mais do que entretenimento: visa ocupação plena do espaço público, lazer, cultura e economia.

Significado para a cidade e desafios

Para a administração, o Vou na Praia representa um passo estratégico para transformar a orla de Lauro de Freitas em “um espaço público vivo”, conforme a prefeita Débora Regis. A mensagem subjacente: mais do que turismo, trata-se de usufruto por parte da população local, geração de renda e promoção da cultura baiana.

Entretanto, desafios permanecem: assegurar a sustentabilidade das atividades (turismo, comércio local, cultura), manter infraestrutura e serviços públicos adequados, e garantir que a ocupação seja equitativa e segura para todos. A articulação entre secretarias e o acompanhamento da gestão serão cruciais.

Comments (0)
Add Comment