Após o primeiro final de semana da instalação da Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal, no Centro Histórico, nenhuma ocorrência foi registrada nas últimas 72h. A operação iniciada às 7h do sábado (29) e finalizada às 18h da última segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, contou com a presença de 100 agentes, em 10 viaturas e 4 motos que circularam em tempo integral por toda região do Centro Antigo.
Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a presença da Guarda Civil teve papel fundamental para garantir a tranquilidade em todo Centro Histórico. “Estivemos em vários trechos do Pelourinho e todo seu entorno. Verificamos relatos dos comerciantes sinalizando que há 20 anos não viam o Pelourinho com um final de semana tão tranquilo e tão leve como foi esse. Estamos com essa marca que há tanto tempo não acontece, são 72 horas sem nenhuma ocorrência no Pelourinho, no Centro Histórico. O que vimos foi uma operação de muito sucesso que vai prosseguir por tempo indeterminado”, garantiu Lima.
Quem também acompanhou de perto toda a operação foi o jornalista, escritor, compositor e agitador cultural Clarindo Silva, que é liderança comunitária na região e dono da Cantina da Lua, espaço cultural fundado há décadas no Terreiro de Jesus. Na opinião de Clarindo, a ação já teve resultados importantes.
“Foi o início de um belo trabalho. Todos unidos pelo nosso Pelô. Precisamos de todas as esferas juntas e foi assim que aconteceu neste último final de semana. Acho que se seguirmos assim, de braços dados, vamos manter a paz. Lembrar que o Pelourinho precisa ser bom para nós, para nosso povo, para quem vive dele e também para os turistas”, frisou.
O clima de tranquilidade também é comemorado por comerciantes ambulantes e donos de lojas. A aposentada Railda Fonseca, 76 anos, vende vestidos artesanais em um box localizado na Praça da Sé. “É muito boa essa sensação de receber nosso turista, vender nossos artigos e ter a certeza que nada de ruim vai acontecer. Tem sido assim desde a semana passada”, conta.
Recém-chegado à capital baiana, o casal de turistas paulista caminhava pelas ruas do Centro Histórico, nesta terça-feira (2). Impressionados com a beleza arquitetônica, eles disseram se sentir seguros ao circular pelas ruas. “É tudo muito bonito e estamos encantados”, disse a engenheira Carla Nascimento, 31 anos, enquanto posava para fotos diante da Catedral Basílica.