A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) terá um horário especial de funcionamento em Salvador durante o Carnaval, de 9 a 14 de fevereiro (exceto no domingo). A mudança visa atender às demandas das unidades hospitalares nesse período festivo. As unidades do Hospital Ana Nery e do Hospital Santo Antônio (OSID) permanecerão fechadas, enquanto os postos do Hospital Roberto Santos e Hospital do Subúrbio abrirão somente na quarta-feira de cinzas (14).
Confira o horário de funcionamento das unidades em Salvador:
- Hemocentro Coordenador (Complexo HGE): Sexta-feira (09), das 7h às 18h30; sábado, segunda e terça-feira, das 7h às 16h30; quarta-feira (14), das 8h às 18h30.
- Hospital Roberto Santos e Hospital do Subúrbio: Quarta-feira, das 8h30 às 16h30.
A unidade móvel de coleta (Hemóvel), localizada no Supermercado Assaí em Lauro de Freitas, funcionará sexta, sábado e quarta-feira, das 8h às 16h; segunda, das 8h às 15h30. Não haverá atendimento na terça-feira.
Durante o Carnaval, as unidades fixas no interior do estado seguirão o horário habitual, exceto na segunda-feira (12), quando os postos de Alagoinhas, Brumado, Eunápolis, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença estarão fechados.
A Hemoba reforça a importância da doação de sangue, um gesto solidário que pode salvar vidas. Os requisitos para doação incluem estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, é necessário não estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. A apresentação de um documento com foto também é obrigatória.