Hidrelétricas atingem 50% de armazenamento com volta das chuvas

Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHE) do Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançaram 50% de armazenamento nesta sexta-feira (27), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esse resultado é atribuído ao início do período chuvoso, que trouxe alívio após o Brasil enfrentar o pior período de estiagem da história, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Efeitos do período chuvoso

Desde novembro, as chuvas têm ajudado a elevar os níveis dos reservatórios, que chegaram a 43,69% em 6 de novembro, o menor índice registrado neste ano.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância de políticas públicas para o manejo sustentável dos recursos hídricos:

“Um país que detém 12% de toda a água doce do planeta não pode deixar de ter políticas públicas para o correto manejo de seus reservatórios hidrelétricos.”

Medidas adotadas em 2024

  • Restrição de vazão defluente: Aplicada nas UHE Jupiá e Porto Primavera, garantindo até 11% de aumento no armazenamento nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade nacional.
  • Reserva estratégica no Norte: Regiões como o Rio Xingu, declaradas em escassez hídrica pela ANA, também foram beneficiadas por políticas específicas.

Impacto de fontes renováveis

O crescimento das matrizes de energia eólica e solar foi determinante para reduzir a pressão sobre os reservatórios. O Brasil tem batido recordes na geração dessas fontes renováveis, contribuindo para a segurança energética e permitindo maior armazenamento de água para outros usos.

Perspectivas para 2025

Com a retomada das chuvas e o fortalecimento de políticas públicas, o governo planeja novas ações para garantir o abastecimento de energia elétrica de qualidade, eliminando a pobreza energética e promovendo o uso sustentável da água.

Burburinho NewsHidrelétricas
Comments (0)
Add Comment