Ibovespa despenca e dólar sobe após divulgação de nova pesquisa eleitoral

O mercado financeiro brasileiro viveu um dia de forte aversão ao risco nesta terça-feira (16). O Ibovespa encerrou o pregão em queda de 2,40%, aos 158.578 pontos, enquanto o dólar comercial avançou 0,73%, fechando cotado a R$ 5,46.

O principal gatilho para o mau humor dos investidores foi a repercussão da nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, que trouxe números sobre o cenário eleitoral de 2026. O levantamento aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito em simulações de segundo turno. Lula aparece com 46% das intenções de voto, contra 36% de Flávio Bolsonaro (PL). Em outro cenário, o petista tem 45%, ante 35% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No ambiente doméstico, também pesou a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que reforçou a sinalização de juros elevados por um período prolongado. O documento reconhece sinais de desaceleração da atividade econômica e de arrefecimento da inflação, mas não indicou quando poderá começar um eventual ciclo de cortes da taxa básica de juros.

No cenário internacional, dados mais fortes do mercado de trabalho dos Estados Unidos ampliaram a cautela global. O relatório payroll apontou a criação de 64 mil vagas em novembro, acima da expectativa de cerca de 50 mil, reduzindo as apostas de um corte de juros pelo Federal Reserve já em janeiro e pressionando os mercados emergentes.

Burburinho News
Comments (0)
Add Comment