Ibovespa oscila após IPCA-15 e em sessão de queda para Petrobras e alta da Vale

O Ibovespa (IBOV) registrou um dia de volatilidade nesta terça-feira (27), alternando entre perdas e ganhos enquanto os investidores reagiam aos dados de inflação no Brasil e aguardavam o Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) dos Estados Unidos, que será divulgado no final da semana.

Segundo o portal Bloomberg Línea, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) desacelerou em agosto para 0,19%, em comparação a 0,30% em julho. Nos últimos 12 meses, a inflação medida pelo IPCA-15 foi de 4,35%, ligeiramente abaixo dos 4,45% registrados nos 12 meses anteriores. Esses números vieram um pouco acima das expectativas dos economistas, que previam uma alta mensal de 0,17% e uma taxa anual de 4,33%.

Com essa movimentação, o Ibovespa apresentou uma leve alta de 0,02%, atingindo 136.905 pontos. O dólar também subiu ligeiramente, com alta de 0,10%, sendo negociado a R$ 5,50.

No mercado de commodities, o petróleo registrou mais um dia de queda, afetando negativamente as ações da Petrobras (PETR4). A commodity tem enfrentado uma tendência de baixa nos últimos meses devido à preocupação com a desaceleração da demanda na China, o aumento da oferta de países fora da OPEP+ e os planos do grupo de relaxar as restrições à produção. Como resultado, grandes bancos como Goldman Sachs e Morgan Stanley revisaram para baixo suas previsões de preços para o próximo ano, com o Brent estimado para ficar abaixo de US$ 80 por barril em 2025.

Em relação ao cenário corporativo, a Vale (VALE3) anunciou a escolha de Gustavo Pimenta como seu próximo CEO, substituindo Eduardo Bartolomeo a partir de 1º de janeiro de 2025. Pimenta foi selecionado por unanimidade pelo conselho de administração da mineradora, encerrando um longo e disputado processo de sucessão. Bartolomeo, que assumiu o cargo em meio à crise após o desastre do rompimento da barragem de Brumadinho em 2019, não conseguiu garantir apoio suficiente para permanecer no cargo. Após o anúncio, as ações da Vale registraram uma alta de mais de 2% nesta terça-feira.

brasilBurburinho NewsIbovespa
Comments (0)
Add Comment