Inscrições para concurso nacional unificado começam nesta sexta-feira

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam nesta sexta-feira (19) e vão até o dia 9 de fevereiro. O certame visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As provas serão realizadas em 220 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal, no dia 5 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo aplicativo Gov.br. Durante o processo de inscrição, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) como único meio de pagamento válido para o concurso. Candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), cursaram faculdade com apoio do Fies ou ProUni, e doadores de medula óssea são isentos da taxa.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda a leitura cuidadosa dos editais. O certame tem como objetivo democratizar o acesso aos quadros federais e alinhar as vocações dos candidatos às oportunidades oferecidas.

Os detalhes dos editais abordam regras gerais, empresa aplicadora (Fundação Cesgranrio), etapas do processo seletivo, vagas, vagas reservadas (5% para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras, além de 30% das vagas da Funai para indígenas), requisitos para investidura, inscrições, confirmação de inscrição, etapa de qualificação técnica, normas e procedimentos das provas, recursos e revisão, classificação final, homologação e nomeação, e disposições finais.

A proposta é que as listas de classificação do concurso também possam ser utilizadas para a ocupação de vagas em cargos temporários. O certame terá validade de 12 meses, prorrogável por mais 12 meses.

As informações detalhadas sobre o concurso podem ser encontradas nos editais divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta destaca que é essencial atentar para as exigências específicas de formação para cada cargo, variando conforme o órgão participante.

concurso nacional unificadoinscrições
Comments (0)
Add Comment