Inverno começa no Hemisfério Sul com solstício nesta quinta-feira

Apesar de o frio já ter chegado a algumas partes do Brasil, o inverno começa oficialmente no Hemisfério Sul nesta quinta-feira (20), às 17h50, no horário de Brasília. A mudança do outono para a estação mais fria do ano é marcada pelo solstício, um fenômeno em que a Terra atinge o ponto mais distante do Sol.

O termo “solstício” deriva do latim “solstitium”, que significa “Sol parado”, pois, a olho nu, o astro parece parar sua trajetória quando atinge este ponto. Nesse dia, a mudança na posição do Sol ao nascer e ao pôr não é perceptível.

Thiago Gonçalves, astrônomo e diretor do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que o solstício ocorre duas vezes ao ano, em junho e dezembro. Devido à inclinação do eixo da Terra, quando um hemisfério está mais exposto à luz solar, é verão nesse hemisfério e inverno no outro.

“Após seis meses, a Terra está do outro lado do Sol, e com essa inclinação, é o outro hemisfério que estará virado para o Sol”, afirma Gonçalves.

Em junho, o Hemisfério Sul recebe menos luz solar, resultando na noite mais longa do ano. Esta marcação do solstício não só define o início do inverno, mas também influencia o clima e a duração dos dias e noites na região.

Comments (0)
Add Comment