Jerônimo assina decreto de desapropriação para viabilizar duplicação do acesso ao Barradão

Há exatamente um mês, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com dirigentes do Esporte Clube Vitória para discutir a tão esperada duplicação da Rua Artêmio Castro Valente, via de acesso ao estádio Barradão, localizado em Canabrava. Agora, o gestor estadual tomou uma decisão importante ao assinar um decreto de desapropriação de uma área de 23.566,31m² na rua, visando tirar do papel esse projeto. O decreto foi oficializado nesta terça-feira (18) pelo governador e divulgado nesta quarta-feira.

De acordo com o documento, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está autorizada a realizar os procedimentos administrativos e judiciais para concretizar a desapropriação mencionada no decreto. “Providenciando, inclusive, a liquidação e o pagamento das indenizações, utilizando-se para tanto, dos recursos que dispuser”, conforme trecho do decreto.

Em junho, o Vitória apresentou ao Governo da Bahia o projeto de duplicação do sistema viário da Rua Artêmio Valente, que engloba o entorno do estádio Barradão. O presidente do clube, Fábio Rios Mota, e o vice-presidente, Djalma Nunes Abreu, lideraram uma comitiva rubro-negra que foi recebida pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Na ocasião, o deputado federal José Rocha (União) previu que o processo de licitação para a duplicação seria aberto já em julho (leia mais aqui). A Conder também assegurou ao Bahia Notícias que o edital da licitação para a contratação da empresa responsável pelas intervenções seria divulgado ainda este mês. O projeto tem previsão de conclusão até 2024.

O projeto inicial, realizado entre 2018 e 2019, prevê a duplicação mantendo a rua atual e executando a construção da segunda pista ao lado das instalações do clube, abrangendo um trecho da Praça Júlio Rêgo até a via da Avenida Mário Sérgio.

A pista dupla terá aproximadamente 1,2 km de extensão, com duas faixas por sentido, cada uma com largura de 3,5m, e um canteiro central com largura de 1,20m separando as pistas. O objetivo é facilitar a mobilidade dos torcedores em dias de jogos no Barradão.

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