O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) divulgou que o estado tem 817 presos provisórios e 77 adolescentes em unidades de internação que estão aptos a votar nas eleições de outubro.
Desses eleitores, quase 500 presos e 33 adolescentes estão em Salvador. O chefe de cartório da 3ª zona eleitoral da Bahia, Paulo Rocha, explica que foi feito um cadastro pelos estabelecimentos penais e unidades de internação, em que foi informado o nome dos eleitores aptos a participar das eleições.
“Nas unidades prisionais são instaladas sessões eleitorais, em alguns presídios. Nessa fase de cadastramento, os próprios órgãos informam quais são os eleitores elegíveis, quem é que pode participar daquela eleição e faz o relatório detalhado com nome do preso, tudo certo, e para que agente faça essa transferência temporária”, explicou.
Segundo o TRE, oito zonas eleitorais do estado estarão envolvidas nesse trabalho, sendo três em Salvador e cinco no interior, nas cidades de Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e Feira de Santana.
Paulo Rocha destaca que uma comissão específica do órgão está cuidando da logística para atender a demanda.
“Tem uma comissão que trata disso e a todas as medidas necessárias para a organização dessa demanda aí. Entra e contato com os presídios, quais são os eleitores que estão na condição de direito a voto, que não estão ainda condenados”, disse o chefe do da 3ª zona eleitoral da Bahia.
O TRE Bahia afirma, ainda, que está em processo de assinatura do termo de cooperação técnica como entidades que possam participar das atividades eleitorais dentro dos conjuntos penais e das unidades de internação.
Participam deste acordo o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, além das Secretarias e órgãos responsáveis pela administração das instituições.
Fonte: iBahia.