Equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realizaram, nesta terça-feira (29), a transferência de 31 internos do Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS). Os apenados, que exerciam liderança em grupos criminosos fora da unidade, possuem passagens por diversos crimes, como homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e roubo.
A Seap destacou que as transferências foram realizadas após investigações e trabalhos de inteligência prisional, visando eliminar qualquer contato ou influência dos internos com criminosos do lado externo das unidades penais.
A operação foi executada pelo Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) e policiais penais, com o apoio da Polícia Militar e do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Desde o início da megaoperação Angerona, houve uma redução de 78,6% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no município.
A megaoperação Angerona é coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), com participação da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), do Geop, da Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas (CMEP), e do Grupo de Segurança Institucional (GSI). As ações contam também com a colaboração do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações (Gaeco/MP-BA) e do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep/MP-BA), da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).