AtA� o final do ano, os moradores de Lauro de Freitas, na RegiA?o Metropolitana de Salvador, poderA?o chegar A� regiA?o do Shopping da Bahia em menos de 25 minutos, utilizando a Linha 2 do metrA?. Implantado pela CCR MetrA? Bahia, o sistema metroviA?rio segue sendo adequado ao acesso da cidade para viabilizar a mobilidade. As intervenA�A�es estA?o acontecendo na A?rea entre o final da Av. CarybA� e o trecho inicial da Avenida Santos Dumont (novo nome de parte da antiga Estrada do Coco), incluindo um redesenho das vias e a construA�A?o de viadutos e pontilhA�es.
As obras tiveram inA�cio, com o alargamento das vias existentes, em ambos os sentidos, a partir do viaduto Dois de Julho (final da Av. CarybA�), sem interferA?ncia no trA?fego. A via permanente (trilhos) do Sistema MetroviA?rio de Salvador e Lauro de Freitas serA? instalada em parte da atual pista no sentido Salvador e os alargamentos permitirA?o remanejar o fluxo de veA�culos para execuA�A?o das etapas seguintes. Segundo a CCR, a quantidade de faixas nA?o serA? alterada.
Confira as principais mudanA�as no trA?nsito da regiA?o:
Ainda de acordo com a concessionA?ria, a Travessa Santos Dumont (conhecida como Rua das Locadoras) tambA�m ganharA? nova ponte de acesso, melhorando a ligaA�A?o entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont. Esta melhoria serA? feita para adequar as dimensA�es e capacidade da estrutura. A ponte atual permanecerA? aberta ao trA?fego atA� que parte da nova ponte esteja liberada para veA�culos.
No sentido Lauro de Freitas, um pontilhA?o serA? construA�do dando acesso ao novo viaduto que passarA? por cima da via permanente do metrA?, com tA�rmino na altura da concessionA?ria Cresauto. No total serA?o adicionados cerca de 700 metros de pista, mantendo as trA?s faixas de rolamento do viA?rio atual. No sentido Salvador, a pista serA? ajustada com a manutenA�A?o das trA?s faixas atuais e criaA�A?o do acesso ao Terminal Aeroporto, principal ponto de integraA�A?o dos A?nibus com o metrA? na regiA?o. O conjunto de obras viA?rias deve ser concluA�do em seis meses.
Com 13.000 metros quadrados de A?rea total, o terminal serA? interligado A� futura EstaA�A?o Aeroporto do metrA? por meio de uma passarela, facilitando o deslocamento dos passageiros que poderA?o utilizar os dois meios de transporte pagando apenas uma passagem. O terminal terA? capacidade para mais de 105 mil passageiros/dia e atA� 70 A?nibus por hora.
A EstaA�A?o Aeroporto estA? sendo construA�da na A?rea entre o bambuzal, localizado no acesso ao Aeroporto Internacional Deputado LuA�s Eduardo MagalhA?es, e a Av. Santos Dumont. Com estrutura prA�-moldada finalizada, em fase final de acabamento, a estaA�A?o deve estar pronta para operaA�A?o atA� o final do ano. Com capacidade de transportar atA� mil passageiros por trem e operar com intervalo entre trens de trA?s minutos, o metrA? farA? o percurso entre as estaA�A�es Aeroporto e Acesso Norte em 27 minutos. Ao desembarcar em Acesso Norte, o usuA?rio pode pegar a Linha 1, sem custo adicional, chegando A�s estaA�A�es Lapa ou PirajA? em cerca de oito minutos.
Metro1