Diante do agravamento do conflito entre Israel e Palestina, após um ataque do grupo Hamas na Faixa de Gaza, cerca de mil brasileiros solicitaram assistência à Embaixada do Brasil em Tel Aviv para garantir a repatriação. Esses pedidos foram realizados por meio de um formulário online, e a maioria dos solicitantes são turistas que se encontram em Israel.
Até o momento, a Embaixada identificou três cidadãos brasileiros desaparecidos e um ferido, todos eles participavam do festival Universo Paralello, no sul de Israel, que foi alvo dos ataques do Hamas. Conforme informações do Itamaraty, o brasileiro ferido já recebeu alta do hospital e está em condições estáveis.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com número de WhatsApp, continuam funcionando para atender aos brasileiros em situações de emergência. Os cidadãos brasileiros também têm a opção de entrar em contato com o plantão consular geral do Itamaraty por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.