O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que Rui Costa, ministro da Casa Civil, é a sua “Dilma de calça”. A fala ocorreu na sexta-feira (10) durante a cerimônia do lançamento do novo pacote de bondades do governo federal.
“Eu encontrei um cara para a Casa Civil que falei: ‘É a minha Dilma de calças’ […] Se ele percebe que alguém está dizendo o que não deve dizer, ele fala: ‘Espera aí, vamos voltar a conversar’. Então eu estou com muita tranquilidade”, afirma o petista.
Assim como Rui Costa, Dilma Rousseff (PT) ocupou o cargo de ministra da Casa Civil nos dois primeiros mandatos do governo Lula. Em 2010, ela foi eleita presidente do Brasil.
Dilma foi ministra chefe da Casa Civil no governo Lula e logo em seguida, acabou sendo a indicação para sua sucessão em 2010, sendo reeleita em 2014 e sofrendo o processo de inpeachment dois anos depois em 2016.
O processo de impeachment de Dilma Rousseff teve início em 2 de dezembro de 2015, quando o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha deu prosseguimento ao pedido dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. Com uma duração de 273 dias, o caso se encerrou em 31 de agosto de 2016, tendo como resultado a cassação do mandato, mas sem a perda dos direitos políticos de Dilma.
Fonte: Agência Senado